segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Todos Viemos do Aspirador!

Como pode a criatura explicar seu criador apenas olhando para a criação em si?

Dois robôs conversam entre si:

­- Estava analisando meu circuito, vi que as coisas se encaixam perfeitamente e de uma forma tão complexa que não consigo entender tudo o que se passa aqui dentro.

- É perfeito mesmo, diz o segundo sem dar muita atenção ao companheiro.

- Como estava dizendo, continuou o primeiro, percebendo a indiferença no tom de voz do amigo. -Acho que demorou muito tempo para chegarmos nesse nível de tecnologia. Pelo que tenho analisado os circuitos devem ter se adaptado com o tempo. Dá para ver que os resistores estão todos alinhados e cada engrenagem está tão bem lubrificada. Aposto que a cada geração o circuito se adapta ao espaço e a temperatura, fora muitas outras coisas que devem evoluir para melhorar nosso desempenho.

Com o silêncio do companheiro ele continua. – Não vê que se não tivéssemos evoluído estaríamos iguais a eles?

Disse isso apontando para um manequim parado num canto da sala. Continuou.

- Não vê? Ele se parece muito com a gente. A única diferença é que ele não se mexe.

- É só um manequim, não tem nada a ver com a gente! Disse enfim o segundo robô.

-Como você pode ser tão ignorante? Não vê a semelhança. Ele tem braços iguais aos nossos, cabeça, tronco, pernas, pés e mãos muito semelhantes aos nossos, a única diferença entre ele e nós é o fato de ele não se mexer. Com certeza nós temos os mesmos ancestrais, mas ele simplesmente não evoluiu tanto.

O segundo robô limitou-se a balançar a cabeça negativamente.

- E tenho certeza também que aquele aspirador de pó veio antes de todos nós, e provavelmente evoluiu no microondas.

-E porque eles não continuam evoluindo então. Porque o aspirador não vira microondas? Falou indignado o segundo.

-É porque isso demora milhões de anos, oras! Disse o primeiro, e não satisfeito continuou. Deve ter demorado milhares de gerações para um manequim se transformar em robô, e muitos milhões, antes disso, para que o aspirador viesse a ser um dia um manequim. É tudo muito simples, basta olhar as evidencias. Não poderia ser diferente.

O robô que até então não tinha se manifestado além de alguns comentários decidiu falar.

- E o que leva você a pensar que todas essas coisas, o aspirador, o microondas e o manequim não foram feitos pro alguém que sabe fazer todo isso? Porque não teriam sido feitas para os propósitos que são destinados atualmente? Da pra ver que foram feitas por um especialista, se não, não desempenhariam suas funções tão perfeitamente?

Bobagem! Disse o primeiro muito irritado. Essas coisas de “alguém que sabe o que está fazendo” não existe. Não seja tão ignorante. Um ser mais inteligente do que nós?! Não vê que somos os mais evoluídos da sala?! O que poderia ter depois da porta? Já fomos a todas as outras salas e vimos que não tem ninguém. E sabemos também que é impossível ter alguma coisa além disso! Ter sido criado pro alguém... nunca ouvi tanta bobagem!


JoE!

2 comentários: